Alô cidade! Artigos > Alô cidade! (Ir. Anna Braga)
Alô cidade!

Iluminação insuficiente e podas de árvores

Antes da festa de Corpus Christi, houve uma reunião no Pavilhão Leoni. O objetivo da reunião era como preparar a festa e também a novena de N. Senhora da Glória. Eu não estava nesta reunião. Soube por alguém que estava lá. Uma das encarregadas de organizar a festa foi a Secretaria de Meio Ambiente que pedir para cortar alguns galhos de árvores que impediam a iluminação da rua onde ia passar a procissão. A resposta foi que para cortar os galhos deveria pagar como fiquei sabendo, uma boa quantia de dinheiro. Engraçado, não pode cortar, mas pagando pode! E o que acontece com a Floresta Amazônica, não pode desmatá-la. Se der uma quantia de dinheiro aos fiscais, eles fazem de conta que não viram. A gente vê pela TV, após desmatá-la, nas áreas desmatadas, plantação, gado e caminhões saindo carregados de madeira. Esse é o nosso Brasil!

As árvores das ruas, das praças, sempre foram podadas, todo ano, principalmente, as que estão atrapalhando, isto é, impedindo a iluminação. Estamos na época de podas – maio, junho, julho e agosto – setembro já e época de brotar e florir. Desde que o funcionário, Sebastião Carlos de Almeida, por apelido Onça , aposentou da Prefeitura, não tivemos as árvores podadas direito. Só cortam as saias e deixam a copa crescer a vontade. O Onça, as podava e limpava com gosto e arte. Quando se subia a Praça da Bandeira, via as árvores redondinhas, bem podadas e limpas. Ele fazia esse tipo de trabalho, também em outros distritos vizinhos. Na frente da Catedral, tem duas árvores impedindo a iluminação, na frente da Igreja. Rua escura também prejudica o meio ambiente, dificulta a caminhada, principalmente com calçada quebrada e buracos nas ruas, favorecendo também a malandragem.

Por sinal, há muita gente se queixando de rua escura, especialmente aqueles que saem cedo para o trabalho, muitas lâmpadas queimadas. Aqui em frente ao Colégio tem uma lâmpada queimada há mais de dois meses. O Jardim de Baixo é uma escuridão. Não digo que seja do atual governo. Há muito tempo esta desse jeito. Esperamos melhoras.

Jesus disse a seus discípulos e a nós: Vós sois a luz do mundo. Devemos ser luz para as pessoas. Uma luz não pode ficar escondida, assim as luzes das ruas, das praças não devem ficar escondidas no meio das árvores, ou queimadas. Quem paga imposto, paga também a iluminação pública.

Copyright © 2015 - Colégio Sagrado Coração de Jesus. Todos os direitos reservados.