Alô cidade! Artigos > Alô cidade! (Ir. Anna Braga)
Alô cidade!

Natal de Jesus

Estamos ainda no espirito de natal.

Todos nós temos o nosso natal (aniversário). Gostamos sempre de celebrá-lo. Eu gosto muito de celebrar o meu. Celebrar uma vida. Jesus, também tem o seu natal. É o que comemoramos há pouco.

Há poucos dias, assistindo televisão, ouvi uma frase, onde diz o seguinte: A principal figura do natal, é o Papai Noel. Como quase todo o mundo, ache normal, a mim, me chocou. Frase muito pagã.

Quando, numa família, celebra um aniversário, isto é, o natal de alguém, qual é a figura principal? Não é o aniversariante? No natal, também, a figura principal é Jesus, representado como Menino Jesus num presépio, para memorizar o seu nascimento. Nossa memória é curta. É necessário algo para reviver as lembranças do passado.

O natal de Jesus, parece passado, mas é muito presente. Jesus continua presente na SS. Eucaristia.

Os nossos presépios são bonitos, enfeitadinhos, têm luz elétrica, algumas folhagens! Vejamos, nenhuma criança, por mais pobre que seja, nasceu ou nasce, num lugar tão pobre quanto nasceu Jesus. Como José e Maria, estavam em Belém para alistar-se, não encontrando lugar nas pousadas para passar a noite, saíram um pouco fora da cidade. Encontraram um estábulo, lugar de dar alimento a animais. Chegou a hora de Maria dar à luz. Nasceu Jesus, como berço, teve um cocho (manjedoura) nesse cocho, foi deitado sobre feno (alimento de gado). Existe pobreza igual?

Acho o tempo do Natal, muito comercializado. Muita preocupação de comprar, dar presentes, etc.

Natal deveria ser, e é um tempo de mais espiritualidade. Tempo de parar um pouco, contemplar o grande mistério da Encarnação, em que um Deus se fez menino (encarnou) no seio virgem de Maria. Fez-se igual a nós em tudo, menos no pecado.

Papai Noel é uma tradição. Vem do tempo do Bispo São Nicolau, Bispo de Mira. São Nicolau, trazia consigo muitos presentes e alguma coisa a mais para distribuir com as crianças e pessoas pobres. Hoje, falsificado, num velho de barba branca, cor rosada, veste vermelha e um saco nas costas. Este é o Papai Noel não pode ser a figura principal do Natal.

A figura principal de Natal é o aniversariante Jesus. Por isso devemos celebrá-lo como muita alegria e festa. Esse mesmo Jesus, que nasceu na gruta de Belém, nasce cada dia, na gruta dos corações simples de boa vontade, corações fraternos, solidários, capaz de amar sem distinção.

Irmã Anna Braga
Cidadã Valenciana

Copyright © 2015 - Colégio Sagrado Coração de Jesus. Todos os direitos reservados.