Histórico Institucional > Histórico

Histórico do Colégio “Sagrado Coração de Jesus”


Colégio Sagrado Coração de Jesus

O Colégio “Sagrado Coração de Jesus” teve sua origem com a fundação do Curso Normal “Manuel Duarte”, por D. André Arcoverde, 1ºBispo Diocesano de Valença.

D.André via, com elevado carinho, a necessidade de dotar Valença de uma Escola Normal e, com entusiasmo, promoveu, em 1928, a inauguração de um Curso Normal, ocupando, para início de suas aulas, a Secretaria do Palácio Episcopal e, por fim, os seus próprios aposentos. No governo de Manuel Duarte, nesse mesmo ano, D. André cogitou da equiparação do Curso o que, em virtude da exigência do prazo de dois anos de exercício para a equiparação de cursos particulares, só o conseguiu, requerendo a equiparação do Ginásio Valenciano São José às Escolas Normais do Estado. As aulas do Curso Normal continuaram no Palácio, cujo Salão Nobre fora transformado em sala de aula sendo em 1932 a formatura da 1ª turma.

Progredia o Ensino Normal, com o funcionamento dos 1º, 2ºe 3º anos. Não havendo mais espaço no edifício, D.André transferiu o Curso para o Palacete que pertencera ao Visconde do Rio Preto.

O benemérito Comendador José Fonseca, considerando as dificuldades com que o Bispo lutava para manter o Curso Normal, doou um prédio sito à Rua Silveira Vargas, como contribuição ao ensino de Valença. Mais tarde, com o auxílio  generoso de pessoas valencianas, como Manoel Ferreira Guimarães e Família Pentagna, foi adquirido o prédio à Praça Pedro II, nº50 de propriedade do Sr. Francisco Ielpo. Foi instalado aí, definitivamente, o Curso Normal Manuel Duarte, nome dado ao estabelecimento em homenagem ao então Presidente do Estado do Rio, que muito se interessou pela equiparação, em 1939, do referido Curso, sendo que este nome perdurou até 1941.

Foi seu 1ºFiscal Estadual o Dr.Oswaldo Augusto Terra, que recebia do governo pelos seus serviços.

Em 1936, a Direção da Escola Normal Manuel Duarte passava às mãos da Congregação do Sacré-Coeur. Em 1ºde setembro de 1940, começaram a funcionar as 1ªs e 2ªs séries ginasiais e mais o 4ºNormal.

No intuito de tornar a escola mais ampla e adaptável ao Curso Ginasial, dado o grande número de candidatas aos cursos, a direção da Escola adquiriu uma larga área de terrenos adjacentes para a construção de novos departamentos que permitissem matricular maior número de alunas internas.

Era pensamento da Congregação, transformar a Escola Normal em Escola de Professores e, para tanto, em setembro de 1940, foi dado início à construção de um dos departamentos com cinco salas destinadas às aulas, ao Laboratório de Ciências Físicas e Naturais e à Sala do Internato. Além disso, foram adquiridos outros prédios circunvizinhos, indispensáveis às exigências do grande plano, elaborado para a instalação da Escola, que passava à orientação das Religiosas da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Em 1945, foi anexado, novamente, ao Colégio Sacré Coeur o Curso, de acordo com as leis do Ensino Estadual, equiparada à Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, pelo Decreto nº 2.135 de 09/02/1945.

Em 1947, no dia 02 de fevereiro, as Religiosas da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência assumiram a Direção do Colégio que passava a denominar-se Colégio “Sagrado Coração de Jesus”, pela Portaria nº162 de 28/02/1947. Em 30/03/1948, foi obtido o Registro Decreto nº 24.727 D.O.U.(Diário Oficial da União). As religiosas deram continuidade às atividades Educacionais e Pedagógicas, num esforço constante de atualização, trabalhando no intuito de oferecer educação de qualidade, pautada nos valores humanos e cristãos, segundo a espiritualidade própria de sua Fundadora, Beata Teresa Michel. A primeira diretora foi a Irmã Maria Helena Goulart.

Em 1953 foram iniciadas outras obras de melhoramento da parte física da Escola: construção de novas salas de aula, acomodação para internato, Laboratório de Línguas, Biblioteca, galpões de Educação Física, sendo derrubados 3 prédios antigos para se obter lugar para tal obra. Foi construída toda uma estrutura para funcionamento da parte administrativa do Estabelecimento.

O Colégio “Sagrado Coração de Jesus” sempre lembrado como a Escola Normal, vem desempenhando suas finalidades educacionais na tentativa de atender às necessidades locais e conforme as exigências de cada época. Já formou gerações e pode ser considerado o alicerce da Cultura Valenciana. Ele se define como Escola Confessional Católica e tem como objetivo ser um instrumento válido para a evangelização e a vivência do carisma fundacional da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Sua meta é ajudar o educando em seu desenvolvimento integral, preparando-o a uma resposta livre e consciente, pautada na resposta aos constantes apelos de Deus e dos irmãos.

Possui como diretora atual a Irmã Cássia Maria de Oliveira que tem como objetivo principal resgatar no colégio os valores humanos e cristãos, formando uma equipe forte e, sobretudo unida, buscando o mesmo ideal de amor, solidariedade, fraternidade, disciplina, serviço e respeito que Madre Michel sempre desejou nas suas obras, ou seja, “uma família unida em espírito e caridade…”.

Nosso colégio é um estabelecimento que abrange desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como princípio básico a ética e a transparência em suas ações, valorizando a missão da família e ajudando-a em sua tarefa de educar e formar os filhos. O bem maior de nossa instituição é: Deus Trindade, Maria e Madre Michel.

Copyright © 2015 - Colégio Sagrado Coração de Jesus. Todos os direitos reservados.