Beata Teresa Michel Artigos > Reflexão – Madre Michel

Introdução às reflexões – parte 1


Reflexão Madre Michel

A partir desta semana, estaremos disponibilizando a vocês uma coletânea de reflexões do livro de nossa saudosa Ir Violeta, sobre a vida e obra de nossa Fundadora Madre Teresa Michel, através do site do colégio. O objetivo e torná-la mais conhecida e também para que sua vida e exemplo possam ser um estímulo e uma força na caminhada de vocês e de suas famílias – alguém que foi criança, jovem, esposa, viúva e que sendo chamada por Deus a ser “mãe de muita gente pobre”deixou tudo e passou por este mundo fazendo o bem. Tenham uma boa leitura!!!

Introdução às  reflexões – Parte 1


“Se o transitório foi glorioso, muito mais glorioso é o que permanece”. Os santos não se prendem ao tempo, nem ao espaço. São contemporâneos de cada um de nós, no Reino do Evangelho de Cristo. Cumpre-nos descobrir em sua vida o definitivo e o provisório, sem cometer o lastimável erro daqueles que “não querendo atualizar o eterno, acabam eternizando o provisório”.

Além de procurar, na vida de nossa Fundadora Madre Teresa Michel, a linha mestra de sua espiritualidade, e também muito importante como expressaria no mundo de hoje, em nossa realidade, sua fé, esperança e caridade. Como viveria aquele abandono à Providência Divina que marcou toda sua existência. De que forma seria o seu assentimento às bem-aventuranças.

Certo, não sairia pelas ruas a esmolar, para seus protegidos, com um burrinho. Não ocultaria seus talentos artísticos! Importa-nos descobrir em sua vida o essencial. A forma pela qual soube tão bem viver o provisório numa dimensão de eternidade.

Chamadas para viver na Congregação por ela fundada, vamos “assumir a tarefa de testemunhar aos homens de hoje uma realidade valida para todos os tempos, Toda a Igreja nos convida a renovar. O Vaticano II foi um verdadeiro Pentecostes. Refletindo as Sagradas Escrituras, vamos sentindo a ação do Espírito Santo. “Quando enviais o vosso sopro, eles renascem e renovais a face da terra”.

Em nossos Capítulos Gerais e Provinciais temo-nos questionado a este respeito. Aos poucos, vai-se aclarando a nossa mente para melhor discernir a vontade de Deus. Como viver hoje o carisma de uma Pequena Irmã da Divina Providencia?

Refletindo os textos de algumas cartas de Madre Michel, encontrei um pensamento, síntese de ideal de caridade: “Não sonhei jamais com prosperidades materiais, mas com uma família religiosa, unida em espírito e coração que amasse verdadeiramente o Senhor e o servisse em seus pobrezinhos”.
Eis o ideal que lhe norteou a vida de consagrada.

Seria bom, porém, não perder de vista que “compreender um mestre não é repeti-lo, mas prolongá-lo; não é fazer dele uma peça de museu, mas um fermento.”

Madre Michel os abençoe em suas lutas diárias e seja intercessora junto de Deus. Em Cristo, Ir Cássia.

Copyright © 2015 - Colégio Sagrado Coração de Jesus. Todos os direitos reservados.